Assessoria técnica a municípios, a fim de apoiar a gestão municipal na implementação de boas práticas de gestão com foco na garantia da aprendizagem e do desenvolvimento de todos os estudantes. A iniciativa se inspira no modelo que revolucionou a educação em Sobral (CE).
Aprendizagem como prioridade
Em 2022, as organizações do nosso ecossistema de impacto ampliaram suas contribuições em parceria com as redes de educação de 22 estados e seus município, por meio dos programas Educar pra Valer e Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), ambos implementados pela Associação Bem Comum; Impulsionar; e Formar e Plantar Educação, geridos pelo Instituto Gesto.
Para alavancar a potência de todos os nossos programas e acelerar a qualidade das soluções de aprendizagem personalizada oferecidas aos estudantes, a MegaEdu –, uma das organizações associadas ao nosso ecossistema de impacto – trabalhou para ampliar a conectividade de escolas em todo o país. Já são 47 mil escolas públicas com essa capacidade instalada, um incremento de 88% em relação ao ano anterior.
Equidade no centro da aprendizagem
Recorte étnico-racial nas avaliações aplicadas. Com isso, buscamos gerar dados para desenhar estratégias mais efetivas para a redução das desigualdades.
Redes municipais e estaduais com apoio na elaboração de estratégias de formação antirracista para professores e na produção de materiais didáticos com foco na equidade racial.
Estudantes negros e indígenas priorizados nas ações de recomposição das aprendizagens.
Navegue pelos destaques de 2022:
Vinte e cinco novas redes passaram a integrar o programa Educar pra Valer (EpV) em 2022, implementado pela Associação Bem Comum. Dentre elas, capitais como Salvador (BA), e cidades como Timon (MA), uma das principais vencedoras do Prêmio Escola Digna, promovido pelo Governo do Estado do Maranhão.