Apoio às secretarias de educação na criação de ações e concepção de políticas públicas para promover a conservação das florestas da Amazônia por meio do avanço do desempenho educacional integral.
Aprendizagem como prioridade
Em 2022, as organizações do nosso ecossistema de impacto ampliaram suas contribuições em parceria com as redes de educação de 22 estados e seus município, por meio dos programas Educar pra Valer e Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), ambos implementados pela Associação Bem Comum; Impulsionar; e Formar e Plantar Educação, geridos pelo Instituto Gesto.
Para alavancar a potência de todos os nossos programas e acelerar a qualidade das soluções de aprendizagem personalizada oferecidas aos estudantes, a MegaEdu –, uma das organizações associadas ao nosso ecossistema de impacto – trabalhou para ampliar a conectividade de escolas em todo o país. Já são 47 mil escolas públicas com essa capacidade instalada, um incremento de 88% em relação ao ano anterior.
Equidade no centro da aprendizagem
Recorte étnico-racial nas avaliações aplicadas. Com isso, buscamos gerar dados para desenhar estratégias mais efetivas para a redução das desigualdades.
Redes municipais e estaduais com apoio na elaboração de estratégias de formação antirracista para professores e na produção de materiais didáticos com foco na equidade racial.
Estudantes negros e indígenas priorizados nas ações de recomposição das aprendizagens.
Navegue pelos destaques de 2022:
Em 2022, o Instituto Gesto iniciou a implementação do Plantar Educação em cinco redes municipais da região amazônica: Itacoatiara, Manicoré e São Sebastião do Uatumã, no Amazonas; e Moju e Ulianópolis, no Pará. Dessas, quatro já estão implementando ações de chegada em sala de aula, como a valorização do conhecimento tradicional e o desenvolvimento de uma comunidade escolar engajada e com repertório na agenda de sustentabilidade.