Aprendizagem como prioridade

Em 2022, as organizações do nosso ecossistema de impacto ampliaram suas contribuições em parceria com as redes de educação de 22 estados e seus município, por meio dos programas Educar pra Valer e Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), ambos implementados pela Associação Bem Comum; Impulsionar; e Formar e Plantar Educação, geridos pelo Instituto Gesto.

Para alavancar a potência de todos os nossos programas e acelerar a qualidade das soluções de aprendizagem personalizada oferecidas aos estudantes, a MegaEdu –, uma das organizações associadas ao nosso ecossistema de impacto – trabalhou para ampliar a conectividade de escolas em todo o país. Já são 47 mil escolas públicas com essa capacidade instalada, um incremento de 88% em relação ao ano anterior.

Equidade no centro da aprendizagem

Recorte étnico-racial nas avaliações aplicadas. Com isso, buscamos gerar dados para desenhar estratégias mais efetivas para a redução das desigualdades.

Redes municipais e estaduais com apoio na elaboração de estratégias de formação antirracista para professores e na produção de materiais didáticos com foco na equidade racial.

Estudantes negros e indígenas priorizados nas ações de recomposição das aprendizagens.

Navegue pelos destaques de 2022:

Em 2022, o Instituto Gesto iniciou a implementação do Plantar Educação em cinco redes municipais da região amazônica: Itacoatiara, Manicoré e São Sebastião do Uatumã, no Amazonas; e Moju e Ulianópolis, no Pará. Dessas, quatro já estão implementando ações de chegada em sala de aula, como a valorização do conhecimento tradicional e o desenvolvimento de uma comunidade escolar engajada e com repertório na agenda de sustentabilidade.

Apoio às secretarias de educação na criação de ações e concepção de políticas públicas para promover a conservação das florestas da Amazônia por meio do avanço do desempenho educacional integral.

associada
Coinvestidores