Agir para a Equidade racial

Numa sociedade que tem o racismo estrutural enraizado e sustentado em suas estruturas e relações cotidianas, criar estratégias institucionais para a equidade racial exige compromisso. A iniciativa traz à tona questões profundas, como o silenciamento e o apagamento históricos impostos às pessoas negras, resistências e constrangimento de pessoas brancas, dentre tantos outros desafios para a construção de perspectivas e iniciativas antirracistas.

Diante desse compromisso, em 2017, começamos a incluir a dimensão de equidade racial em nossas políticas internas e no foco dos nossos investimentos com os parceiros. Em 2022, intensificamos esse compromisso: reestruturamos nossa atuação e incorporamos a equidade racial como uma estratégia transversal a todos os objetivos prioritários de impacto.

aspas

Lidar com equidade racial no âmbito institucional é lidar com questões muito internas e pessoais, que acessam sentimentos muito dolorosos em toda equipe. A tendência era que a culpa gerasse paralisia, mas pactuamos não estacionar na culpa, mas, sim, cuidar e acolher esses sentimentos. Isso foi essencial para fazer o trabalho acontecer.

Deloise de Jesus
Gerente de Equidade Racial

Equidade racial para construir um Brasil mais justo e avançado.

Leia na íntegra

Para elaborar essa estratégia, trabalhamos com o reconhecimento de nosso lugar de fala e contribuição, e partimos para a escuta ativa daquelas e daqueles que vieram muito antes de nós. Convidamos lideranças de organizações dos movimentos negros para dialogarem sobre a visão de um Brasil melhor e transformado nos próximos 10 anos, apresentamos nossos objetivos de impacto e acolhemos comentários críticos, percepções e ideias capazes de aprofundar a qualidade e efetividade dos nossos compromissos.

Do mesmo modo, formamos um Comitê de Equidade Racial e promovemos imersões e formações para toda a equipe, a fim de apoiar os processos para que a tomada de decisão sobre as questões estruturantes de nosso trabalho contemplasse perspectivas antirracistas, além de incidir para que as organizações do ecossistema de impacto priorizassem a equidade racial em suas estratégias e linhas de ação.

aspas

Em 2022, a Associação Nova Escola recebeu da Prefeitura de São Paulo o selo 'Igualdade Racial', que reconhece instituições e organizações privadas que implementam ações e políticas afirmativas, além de atender ao requisito mínimo estipulado de 20% de pessoas negras em seu quadro de funcionários. Hoje, nosso quadro é de 42,6%. O selo chega para termos a certeza de que estamos indo pelo caminho certo.

Simone Reis
Gerente de Gente, Gestão e Diversidade da Associação Nova Escola

Trabalhar por equidade racial requer investimentos

Atuar com intencionalidade para a equidade racial não apenas exige criar processos e olhar para sentimentos, como também exige investimento de recursos focados nessa agenda. Parceiros e coinvestidores que vinculam seus recursos a esse objetivo também contribuem para o foco e a qualidade e o alcance do impacto gerado.

Uma grande conquista em 2022 foi a continuidade da parceria com a Imaginable Futures, que impulsionou as alavancas do nosso Mapa Sistêmico de Equidade Racial.

Um compromisso institucional antirracista exige ações antirracistas

Ao lado do British Council, Associação Nova Escola e Instituto Reúna, e por meio do programa UK-Brazil Skills for Prosperity, já impactamos 2,2 milhões de estudantes do Ensino Fundamental e 14,3 mil educadores. O programa visa preparar meninas negras para a tomada de decisões quanto à continuidade dos estudos e à construção de uma carreira profissional.

Saiba mais

Apoiamos o edital Educação e Identidades Negras – Políticas de Equidade Racial, do Fundo Baobá. Com o objetivo de promover o enfrentamento ao racismo na educação brasileira, por meio de ações, projetos, programas e políticas de equidade racial, o edital selecionou 12 organizações da sociedade civil, grupos e coletivos negros de todo o país.

Saiba mais

Participamos da construção e cofinanciamos o documento de equidade racial do "Educação Já: uma agenda para o Brasil" – articulação técnico-política liderada pelo Todos Pela Educação e pela Mahin Consultoria Antirracista – para levar às candidaturas de 2022 um plano sistêmico de Educação Básica que não deixe ninguém para trás.

Acesse