Aprendizagem como prioridade

Em 2022, as organizações do nosso ecossistema de impacto ampliaram suas contribuições em parceria com as redes de educação de 22 estados e seus município, por meio dos programas Educar pra Valer e Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), ambos implementados pela Associação Bem Comum; Impulsionar; e Formar e Plantar Educação, geridos pelo Instituto Gesto.

Para alavancar a potência de todos os nossos programas e acelerar a qualidade das soluções de aprendizagem personalizada oferecidas aos estudantes, a MegaEdu –, uma das organizações associadas ao nosso ecossistema de impacto – trabalhou para ampliar a conectividade de escolas em todo o país. Já são 47 mil escolas públicas com essa capacidade instalada, um incremento de 88% em relação ao ano anterior.

Equidade no centro da aprendizagem

Recorte étnico-racial nas avaliações aplicadas. Com isso, buscamos gerar dados para desenhar estratégias mais efetivas para a redução das desigualdades.

Redes municipais e estaduais com apoio na elaboração de estratégias de formação antirracista para professores e na produção de materiais didáticos com foco na equidade racial.

Estudantes negros e indígenas priorizados nas ações de recomposição das aprendizagens.

Navegue pelos destaques de 2022:

Dados da Avaliação de Fluência Leitora (2022), realizada pela Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC) em 8 estados, mostram que cerca de 49% dos estudantes do 2º ano de redes públicas apoiadas pelo programa estão com níveis adequados de alfabetização.

A boa notícia é que a recuperação da alfabetização depois da pandemia parece ser rápida. Quando olhamos para estados parceiros que fizeram parte da Avaliação em 2019, 2021 e 2022, é possível notar que, em 2021, no auge da pandemia, apenas 23,4% das crianças estavam com níveis adequados, em comparação a 40,3% em 2019. Em 2022, o índice nesses estados foi de 40,36%, ou seja, com apenas um ano de aulas presenciais, as redes participantes do programa recuperaram o nível de alfabetização de antes da pandemia.

O programa também ganhou força e tração. Com a entrada do Rio Grande do Sul na PARC, são 12 os estados que, ao longo de 2022 e em colaboração com seus municípios, desenharam ou deram continuidade à implementação de políticas próprias de alfabetização. Desses, 7 estados – Amapá, Espírito Santo, Goiás, Sergipe, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Piauí – já contam com ações que têm impacto direto nas salas de aula, como formação de professores, avaliação e materiais didáticos focados na alfabetização.

Apoio às Secretarias Estaduais de Educação, desenvolvimento de material didático e formação de professores, gestores escolares e coordenadores pedagógicos.

Implementador
Coinvestidores

39% dos estudantes do 1° e 2° ano do Ensino Fundamental matriculados em redes que recebem apoio da PARC
12 estados