Acreditamos que a adolescência, em toda sua complexidade e potência de desenvolvimento, deve ser priorizada. Foi isso que fizemos em 2022: apostamos na recomposição da aprendizagem e ressignificação dos anos finais do Ensino Fundamental, posicionando os adolescentes como protagonistas do processo de criação e reflexão de um novo modelo de escola.
16% dos estudantes, de 11 a 14 anos, pensaram em desistir da escola:
Fonte: pesquisa “A voz de adolescentes”
(Unicef, Ipec, 2022).
Por meio da parceria técnica do Instituto Gesto, a iniciativa para recomposição de aprendizagens – com impacto comprovado pelo centro de pesquisa global J-PAL – agrupa alunos por níveis, de modo a acelerar a aprendizagem em matemática e leitura em curto prazo.
Apoio às Secretarias Estaduais de Educação, desenvolvimento de material Conselho de jovens lideranças que se reúne para construir, ao lado da Fundação Lemann, uma visão e propostas para o Ensino Fundamental II. A partir da escuta e reflexão coletiva com juventudes em escolas das cinco regiões do Brasil, contribui para a elaboração de estratégias de ensino e aprendizagem para um novo modelo de escola para adolescentes. e formação de professores, gestores escolares e coordenadores pedagógicos.