Aprendizagem como prioridade

Em 2022, as organizações do nosso ecossistema de impacto ampliaram suas contribuições em parceria com as redes de educação de 22 estados e seus município, por meio dos programas Educar pra Valer e Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), ambos implementados pela Associação Bem Comum; Impulsionar; e Formar e Plantar Educação, geridos pelo Instituto Gesto.

Para alavancar a potência de todos os nossos programas e acelerar a qualidade das soluções de aprendizagem personalizada oferecidas aos estudantes, a MegaEdu –, uma das organizações associadas ao nosso ecossistema de impacto – trabalhou para ampliar a conectividade de escolas em todo o país. Já são 47 mil escolas públicas com essa capacidade instalada, um incremento de 88% em relação ao ano anterior.

Equidade no centro da aprendizagem

Recorte étnico-racial nas avaliações aplicadas. Com isso, buscamos gerar dados para desenhar estratégias mais efetivas para a redução das desigualdades.

Redes municipais e estaduais com apoio na elaboração de estratégias de formação antirracista para professores e na produção de materiais didáticos com foco na equidade racial.

Estudantes negros e indígenas priorizados nas ações de recomposição das aprendizagens.

Navegue pelos destaques de 2022:

Acreditamos que a adolescência, em toda sua complexidade e potência de desenvolvimento, deve ser priorizada. Foi isso que fizemos em 2022: apostamos na recomposição da aprendizagem e ressignificação dos anos finais do Ensino Fundamental, posicionando os adolescentes como protagonistas do processo de criação e reflexão de um novo modelo de escola.

16% dos estudantes, de 11 a 14 anos, pensaram em desistir da escola:

Fonte: pesquisa “A voz de adolescentes”
(Unicef, Ipec, 2022).

38% porque consideram a escola desinteressante;
50% por não conseguirem acompanhar as explicações ou atividades;
35% por não se sentirem acolhidos.
Teaching at the Right Level

Por meio da parceria técnica do Instituto Gesto, a iniciativa para recomposição de aprendizagens – com impacto comprovado pelo centro de pesquisa global J-PAL – agrupa alunos por níveis, de modo a acelerar a aprendizagem em matemática e leitura em curto prazo.

Parceiros
79% dos estudantes progrediram em língua portuguesa após 49 horas de intervenção média
76% dos estudantes progrediram em matemática após 49 horas de intervenção média
Conselho de Estudantes da Fundação Lemann

Apoio às Secretarias Estaduais de Educação, desenvolvimento de material Conselho de jovens lideranças que se reúne para construir, ao lado da Fundação Lemann, uma visão e propostas para o Ensino Fundamental II. A partir da escuta e reflexão coletiva com juventudes em escolas das cinco regiões do Brasil, contribui para a elaboração de estratégias de ensino e aprendizagem para um novo modelo de escola para adolescentes. e formação de professores, gestores escolares e coordenadores pedagógicos.