Ir para o conteúdo

Lideranças comprometidas com um país mais justo e com um setor público mais eficiente

Em 2022, seguimos com nossos parceiros na missão de reconhecer, conectar, desenvolver e valorizar pessoas que já estão liderando ou têm o potencial de colocarem seus talentos a serviço do combate às desigualdades e da transformação social que o Brasil precisa.

Para isso, expandimos as oportunidades de desenvolvimento de lideranças ofertadas pelo terceiro setor brasileiro, impulsionamos o olhar para a equidade racial, desenvolvemos diagnósticos e mobilizamos recursos para impulsionar a capacidade de, cada vez mais, mais lideranças representantes da diversidade do país poderem contribuir substancialmente.

Focamos também na qualificação da gestão de pessoas no setor público, a partir de investimentos em parcerias com organizações especializadas no estímulo a políticas inovadoras para atração, seleção, desenvolvimento e retenção de lideranças comprometidas com um Estado eficiente.

Selecione a frente de atuação em lideranças

Políticas inovadoras em gestão de pessoas no setor público

Para alcançarmos a transformação social de que o país precisa, é necessário garantir a capacidade de implementação de boas políticas de gestão de pessoas no setor público, com foco em atrair, preparar e reter lideranças comprometidas com um Estado mais eficiente e qualificado na resposta às necessidades da sociedade e de seus cidadãos. Isso só acontecerá de forma satisfatória, numa visão de um Brasil justo para todas e todos, com investimentos em pontos-chave para o desenvolvimento de pessoas, sobretudo negras e mulheres, grupos historicamente minorizados.

Para isso, em colaboração com as organizações parceiras, pactuamos dois grandes focos: um temático, com o olhar voltado para uma Política Nacional de Lideranças em Governos; e um de atuação, com ações prioritárias de incidência política.

Em 2022, o trabalho de lideranças públicas foi fortalecido em seis estados e seis municípios, em parceria com Gesto e Vetor. Além disso, foram mapeados dados sobre posições de lideranças públicas nos âmbitos estadual, municipal e federal, e detectada a ausência de informações sobre raça e gênero. Dessa maneira, entendemos que um dos focos de atuação em 2023 será a produção de dados e informação.

Políticas inovadoras em gestão de pessoas no setor público

Em 2022, a Parceria Vamos deu continuidade ao apoio à construção de políticas em gestão de lideranças no setor público, por meio de acordos de cooperação técnica com governos e secretarias federais, estaduais e municipais.

Organizações fundadoras